3 dicas de alimentação saudável para cada refeição

Manter uma dieta e uma alimentação saudável é tarefa difícil, algumas dicas para conservar uma dieta balanceada e perder peso já estão na mente de muito gente. Tomar bastante líquido, comer de três em três horas, investir em frutas, legumes e verduras, mas basta saber o que deve ser comido a cada refeição, o que é mais indicado para cada horário e momento.

Cada dieta pede porções e alimentos específicos, mas em geral quase todas seguem o mesmo padrão, o segredo é se alimentar no horário certo, com comidas saudáveis e evitar os industrializados.

Café da Manhã e lanches

café da manha saudavel

A refeição mais importante do dia sem dúvidas é o café da manhã, afinal, passamos cerca de 8 horas em jejum enquanto dormimos, logo, precisamos repor os nutrientes, sendo assim é necessário ingerir alimentos que dão energia para poder aguentar a rotina diária. Sabe aquele bom e velho café com leite e o pãozinho? Deve ser deixado um pouco de lado ou adaptado. O ideal é investir em fibras e proteínas, como os pães integrais, queijos magros (como ricota, branco), leites desnatados, frutas e iogurtes. Investir nos cereais também é uma boa dica, como aveia junto às frutas ou outros cereais integrais.

No caso dos lanches durante o dia e principalmente antes e depois do almoço é importante apostar em alimentos com baixas calorias, para não atrapalhar o apetite durante as outras refeições que são mais principais. Uma fruta, um iogurte, barrinhas de cereal e principalmente as frutas secas (como as castanhas) são ótimas opções. Durante a tarde um lanche natural com pão integral, ricota, cenoura, alface e tomate junto à um suco detox ou natural também é uma boa pedida. Lembrando que existem marmitas fitness também para lanches da tarde ou guloseimas lights pra comer sem preocupação. 

Almoço

almoço saudavel

Não exagerar na hora do almoço é tarefa difícil, as tentações de massas, carboidratos, frituras, etc, estão em todos os lugares. O foco é tarefa principal neste momento, um bom prato no almoço é um prato colorido e balanceado com proteínas, vitaminas, minerais, carboidratos e gorduras boas, claro, tudo na dosagem correta. 

Um prato balanceado e saudável deve contar com arroz, feijão, uma carne (de preferência branca, como frango e peixe), verduras e legumes grelhados. Lembrando que não é legal almoçar ingerindo algum tipo de líquido, mesmo que ele seja saudável. Uma dica para não cair nas tentações dos self services na hora do almoço com o pessoal do trabalho é investir nas marmitas fit ou na comida congelada. 

Jantar e ceia

jantar saudavel

A correria do dia a dia, do transporte público ou no trânsito na volta pra casa realmente nos causam estresse e também causa aquela fominha antes de dormir, o que é normal. Se a nutricionista permitir, um jantar é bem vindo. Claro, tem que ser algo leve, como uma sopa, um caldo light ou um jantar sem grandes quantidades de carboidratos. Uma proteína e uma salada de legumes e verduras já dão conta do recado. Outra opção é apostar em lanches à base de aveia ou alimentos ricos em fibras, nutrientes, vitaminas, minerais e antioxidantes. As vitaminas e smoothies, os famosos sucos detox e chás, que podem ajudar até no relaxamento do corpo, são algumas das opções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *