Beber 4 Litros de Água por Dia Emagrece? – Verdade ou Mito? Descubra!

Beber 4 Litros de Água por Dia Emagrece? Veremos melhor hoje sobre a função da água no emagrecimento de forma direta.

Vários estudos científicos estão avaliando se é verdade que beber água faz você perder peso. Embora existam alguns promotores de dietas milagrosas que tendem a aumentar essa informação, os resultados ainda parecem não ser concretos para chegar a afirmações verdadeiras com base em dados validados cientificamente.

Basta substituir o verbo “fazer” por “ajudar”, “apoiar” ou “favorecer” e associar a necessidade de uma alimentação ou educação a uma alimentação saudável, variada e balanceada, para potencializar a contribuição que a água também pode dar à nossa saúde em termos de controle de peso.

Veremos neste artigo quanta verdade ou não se pode esconder por trás da afirmação de que “Beber 4 Litros de Água por Dia Emagrece”. Leia conosco e entenda melhor!

beber agua emagrece

Água potável é necessária: vamos começar do básico

A água é um nutriente essencial para o ser humano. Além do fato de o corpo de um indivíduo ser constituído de 55 a 70% de água com base na idade, sexo ou tamanho, também é uma boa fonte de minerais. Estes são nutrientes úteis para o nosso corpo realizar muitas funções, inclusive emagrecer urgente.

Entretanto, o ser humano não consegue sintetizá-los por si mesmo e, portanto, os toma bebendo e comendo.

Na verdade, a água é frequentemente definida como o “nutriente esquecido” porque muitas pessoas, adultos, mas especialmente crianças e idosos, se esquecem de beber e cobrir suas necessidades diárias de água. 

Além disso, poucas pessoas realmente se preocuparam com o valor de aproximadamente 2 litros de água por dia que um adulto médio de 70 kg deve consumir.

A água é vida e alimento para o nosso corpo: a maior parte das atividades, incluindo a produção de energia, a respiração e as trocas nutricionais entre o sangue e as células, acontecem graças à presença da água. 

A desidratação devido à perda excessiva de água ou à sua ingestão insuficiente, é de fato uma condição a evitar para não arriscar a sua vida, por isso é importante reconhecer os sinais de desidratação. Mas você pode perder peso bebendo água? Beber 4 litros de água por dia emagrece?

Beber 4 litros de água por dia emagrece? Não, mas ajuda, favorece, apoia

Com base na premissa inicial, perder peso bebendo água deve ser normal em todos os aspectos em uma dieta equilibrada. Na verdade, beber água é essencial para todos, a fim de suprir as necessidades e manter nosso corpo saudável e funcional. 

O conselho, muitas vezes apoiado por alguns amantes de dietas radicais ou milagrosas, de que beber água faz com que você perca peso ou, para ser ainda mais explícito, beber 4 litros de água por dia emagrece, no entanto, deve  ser tomado com muito cuidado, especialmente não cair em dicas “frágeis” que poderiam se desviar do propósito de perder peso ou manter a forma e saúde.

Por exemplo, para algumas pessoas com problemas cardiovasculares, beber muita água pode ser um risco. Para ficar claro, é importante ressaltar que quem tem que perder peso deve consultar seu médico sobre a quantidade de água que beber na presença de problemas de saúde, não apenas cardiovasculares. 

O fato é, entretanto, que alguns grupos de pesquisa estão realmente avaliando se e como a água pode influenciar um metabolismo lento e promover a perda de peso ou não.

Na verdade, a literatura científica está repleta de inúmeros estudos que avaliaram e ainda analisam como a água potável pode promover a perda de peso em indivíduos obesos, adultos, crianças, homens e mulheres. 

A maioria desses estudos, no entanto, destaca a Não Necessidade de estudos e análises adicionais para confirmar os resultados. Portanto, quando lemos que “beber 4 litros de água por dia emagrece” ainda estamos no limbo do “não comprovado cientificamente”.

Ao mesmo tempo, no entanto, estudos mostraram que beber água pode promover, ajudar e apoiar a perda de peso de maneiras que, uma vez conhecidas, podem parecer óbvias. Então, vamos ver como e por que você pode perder peso bebendo água.

Água, calorias, metabolismo e perda de peso: quando e por que beber água ajuda a emagrecer?

A água é isenta de calorias, mas também é desprovida de “combustível para o nosso corpo”, ou seja, fontes de energia de macronutrientes como carboidratos, proteínas e gorduras que são necessárias, nas quantidades certas, para o bom funcionamento do organismo. 

Portanto, a água não pode substituir os nutrientes em uma dieta controlada que seja saudável e adequada para todos os assuntos.

Além disso, lembre-se de que a água que bebemos em adição às nossas necessidades deve ser eliminada para não afetar o equilíbrio de nosso organismo, condição de vital importância para o funcionamento de cada célula do nosso corpo.

Não importa se as pessoas com sobrepeso têm uma porcentagem maior de água corporal e menos gordura. A água potável não remove o excesso de gordura. Além disso, beber 4 litros de água por dia pode retardar a digestão, o que não é uma consequência positiva para quem quer emagrecer, principalmente porque dilui o conteúdo do estômago, alterando seu pH e aumentando o tempo de esvaziamento gástrico.

A água potável só ajuda a emagrecer quando combinada com uma alimentação controlada, saudável, balanceada e variada associada à atividade física moderada. Não há como escapar do controle das calorias consumidas e de uma boa caminhada de meia hora todos os dias se você quiser perder peso, além de várias outras formas de exercício físico, como frequentar a academia.

No entanto, a água se torna um suporte útil se você beber na hora certa e de forma adequada. 

Aqui estão 3 verdades sobre o assunto:

Beber água antes de uma refeição é indicado para perda de peso

É repetidamente enfatizado que a sensação de sede deve ser satisfeita e, se possível, até antecipada com um bom copo de água. Pensamos no fato de que a sede e a fome frequentemente andam de mãos dadas. 

Beber um copo d’água primeiro em vez de petiscar pode ajudar a reduzir a ingestão de calorias. 

Na verdade, estudos mostraram que beber um ou dois copos de água antes das refeições aumenta a sensação de saciedade e ajuda a controlar a fome e limita a quantidade de comida que você come à mesa.

Substituir bebidas açucaradas por água também faz com que você perca peso

Se a água substituir as bebidas açucaradas ou alcoólicas, o efeito potencial sobre o peso também promove a educação alimentar saudável em todas as idades: beber água “causa” a perda de peso se substituir o álcool e as bebidas açucaradas. 

Estas últimas, por exemplo, são uma fonte de “calorias vazias” e não funcionais que, no entanto, certamente alimentam os depósitos de gordura e também a cárie. Nesse caso, com um certo conhecimento dos fatos, podemos dizer que beber água “faz” emagrecer.

Um incentivo que visa contribuir para o abandono de maus hábitos que podem favorecer o ganho de peso e a obesidade, principalmente em crianças e adolescentes.

Uma boa hidratação promove um metabolismo basal

Por fim, as evidências científicas demonstram que um organismo bem hidratado funciona melhor e isso também se aplica ao seu metabolismo e para auxiliar no controle do peso corporal.

Vimos que beber água promove a perda de peso como parte de um programa de dieta e exercícios prescrito por um médico ou nutricionista. A alegação de que beber 4 litros de água por dia emagrece, até o momento, não foi cientificamente comprovada e permanece uma indicação inválida e enganosa na enxurrada de conselhos equivocados de controle de peso. 

Água ajuda, mas não “faz” emagrecer de fato!

Deixe um comentário