Como melhorar a cicatrização de ferimentos de forma rápida

Uma das piores partes de lidar com ferimentos na pele, é definitivamente a parte da cicatrização. Isso porque se a ferida não for cuidada da forma correta, pode resultar em má cicatrização e deixar uma cicatriz bem feia na pele. Separamos dicas infalíveis de como de como melhorar a cicatrização de ferimentos. Continue acompanhando e descubra todas elas.  

A cicatrização é um processo natural de restauro dos tecidos orgânicos lesados, feito principalmente pelas fibras de colágeno que estão em todas as partes do nosso corpo. Essas fibras têm o papel de repor e complementar a parte da pele que sofreu modificações. 

Diferente de outras condições do corpo humano, todas as pessoas, independente da idade ou sexo, está propício a adquirir cicatrizes. Seja resultado de uma cirurgia, lesões, doenças subjacentes ou até marcas de um acidente, a cicatriz é algo que muitas pessoas vão adquirir ao longo da vida. 

cicatriz
cicatriz

É impossível saber com antecedência qual formato a lesão vai ficar, porém, podemos aplicar alguns truques que deixam a aparência o mais discreta possível. 

Apesar de muitas pessoas lidarem com o processo de cicatrização, poucas delas sabem que existem mais de um, inclusive vários, tipos de cicatriz que podem, eventualmente, fazer parte do nosso corpo. Conheça agora alguns mais conhecidos.

Tipos de cicatriz

Atróficas

As cicatrizes atróficas são as mais conhecidas e mais presente na maioria das pessoas. Geralmente, esse tipo de cicatriz aparece por perda de estruturas que dão firmezas à pele. Principalmente músculo e gordura, resultando em um tipo de relevo na pele. 

Quelóides

A quelóide é outro tipo de cicatriz muito comum na vida das pessoas e também uma das mais perigosas já que, muitas vezes, ela continua crescendo e se tornando ainda maior do que a lesão em si. 

A quelóide acontece principalmente pela falta de produção de colágeno no corpo. Por isso, é sempre importante repor as fibras colágenas. Seja por meio de alimentos ou por meio de fitoterápicos. 

Apesar de cicatrizes serem propícias a aparecer em qualquer pessoa, peles com pigmentação mais escura e pessoas com descendência asiática, tem mais tendência a ter quelóides e por isso devem ter um cuidado maior para evitar o aparecimento da mesma. 

Hipertróficas

Apesar da maioria das cicatrizes acontecerem por falta de colágeno no corpo, algumas acontece pelo excesso dessa fibra no organismo. É o caso das cicatrizes hipertróficas. 

A cicatriz hipertrófica costuma deixar a textura da pele cada vez mais elevada, podendo aumentar também o tamanho da lesão. 

Por ser uma condição presente na vida das pessoas há muito tempo, foram estudados não só os diversos tipos de cicatrizes, mas também os inúmeros tratamentos para que elas fiquem cada vez mais discreta e possam causar menos desconforto. 

Hoje em dia, encontramos com facilidade tratamentos tanto caseiros quanto pomadas e até mesmo alguns manipulados recomendados para que a lesão fique cada vez menos aparente. 

Entretanto, antes de fazer isso de qualquer coisa na pele, é importante fazer consulta com um dermatologista para certificar que sua pele não possui alergia ao produto. 

Tratamentos para melhor a cicatrização de ferimentos

Além de manter a pele e o organismo sempre hidratados, existem outros tipos de tratamento que podem auxiliar a melhor cicatrização de ferimentos. E agora você conhece os principais, que tem mostrado resultados cada vez mais eficientes. 

Limpeza e curativos 

Antes de fazer qualquer curativo e testar os mais diversos tipos de tratamento, é importante que você faça uma boa limpeza da área machucada para que ela receba melhor tanto o tratamento quanto a cicatrização.

É recomendado que a limpeza seja feita com anti séptico que combate todas as bactérias presentes no machucado. 

Após a limpeza, será necessário fazer um curativo para que a ferida fique sempre livre das bactérias. A troca do curativo deve ser feita em média de 3 em 3 horas. Seguindo esses passos, os tratamentos para melhorar a cicatrização serão mais eficazes. 

Medicamentos e fitoterápicos 

Hoje em dia existem diversos medicamentos e fitoterápicos que desempenham a função de melhorar a cicatrização de ferimentos. 

O Enxofre orgânico, também conhecido por algumas pessoas como MSM, age produzindo células boas e saudáveis que facilitam e ajudam diretamente para melhorar a cicatrização, diminuir rugas, estrias e celulites.

Além do enxofre orgânico, existem também diversas pomadas recomendadas para melhorar a cicatrização de ferimentos na pele. 

eliminar cicatriz
eliminar cicatriz

Melhor alimentação

Há quem duvide de que a alimentação possa influenciar para melhorar a cicatrização de ferimentos e machucados. Entretanto, uma alimentação rica em fibras que beneficiam a pele, podem ser o principal tratamento para garantir melhor cicatrização. 

Procure sempre consumir alimentos que contenham colágeno, vitamina C, ômega 3, antioxidantes, minerais e fibras presentes em alimentos como laranja, limão, ovos, frutas vermelhas, verduras e legumes que possuem coloração verde escura, ovos, salmão, atum e outros peixes. 

Uma dieta que consegue repor diariamente a quantidade de nutrientes que o organismo precisa para manter melhor funcionamento, garante melhor cicatrização de ferimentos e machucados. 

Exposição ao sol 

Sempre falamos aqui que é importante ficar exposto ao sol pelo menos 15 minutos diários para garantir mais vitamina D, que é essencial para nosso organismo. 

Porém, quando está passando pelo processo de cicatrização de machucados e ferimentos, é recomendado evitar a exposição direta ao sol, isso porque os raios UVA e UVB pode afetar diretamente o processo de cicatrização, além de mudar também o tom da pele, deixando a cicatriz mais clara ou mais escura do que o resto da pele corporal. 

Após garantir uma boa cicatrização dos ferimentos, é importante manter a pele sempre hidratada, para que a cicatriz não tenha um aspecto feio ou fique pior conforme o passar do tempo. 

Consulte seu dermatologista e descubra qual tipo de hidratante é mais recomendado para seu tipo de e aplique-o diretamente na ferida pelo menos 2 vezes por dia. 

Gostou das dicas? Conta para gente nos comentários se esquecemos de alguma outra dica infalível para melhorar a cicatrização de ferimentos. 

Não se esqueça de continuar acompanhando nosso blog e assinar nossa newsletter para receber os principais conteúdos de saúde, beleza e bem estar antes de todo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *