Como se proteger do corona vírus?

O mundo só está falando de uma coisa há mais de um mês, o coronavírus (COVID-19). Esse problema que atingiu o mundo inteiro já causou centenas de mortes e os números de infectados cresce a cada dia. Diversos países até o momento já foram considerados o centro da pandemia, como é o caso da China, Itália e agora os Estados Unidos. 

O COVID-19 também chegou ao Brasil, acumulando quase 600 mortes e mais de 12 mil pessoas contaminadas. Se proteger contra o vírus é essencial para evitar cada vez mais o seu contágio. Veja, a seguir, as maneiras corretas de proteção. 

proteger do corona

Entenda o que é o coronavírus 

O coronavírus (COVID-19) se trata de uma doença infecciosa que está sendo causada por um novo vírus. Quem é contaminado, sofre com problemas respiratórios muito similares à uma gripe, incluindo sintomas como tosse e febre. Em casos mais graves, também há dificuldade para respirar. Não são poucos os casos de pessoas contaminadas que chegam ao hospital com muita falta de ar e precisam ser hospitalizadas urgentemente. 

É um vírus cujo início conhecido foi na China. Ele foi se alastrando pelos continentes e países, de modo que em apenas 10 dias do primeiro caso em um determinado país, já há centenas de infectados. Há diversas maneiras que podem ajudar a amenizar o contágio e acabar com a doença, mas depende de cada cidadão. 

Como acontece o contágio do coronavírus 

O coronavírus se propaga por meio do contato com uma pessoa infectada, sendo essa a principal e única forma de transmissão conhecida. A pessoa infectada com o vírus pode transmiti-lo a outras pessoas e lugares por meio de tosse e espirros. Caso espirre em um local público, por exemplo, o vírus pode pegar em objetos, equipamentos e em muitas pessoas. 

Sendo assim, além do contato de uma pessoa com outra que está contaminada, o contágio é feito se alguma pessoa tocar em um objeto ou em algum lugar que esteja com o vírus e depois passe a mão nos olhos, no nariz e/ou na boca. 

Como se proteger e evitar a propagação do coronavírus 

Até o momento não há nenhuma vacina contra o coronavírus, por isso é importante que cada um faça a sua parte para evitar a propagação da doença. Somente se cada um fizer a sua parte é que será possível controlar a doença, diminuir os casos e vencê-la. 

Leia também: Como se Prevenir do CoronaVírus?

como se proteeger do corona virus

Para se proteger, você deve lavar as mãos com frequência com água e sabão e também higienizar com álcool em gel. Na falta de um, o outro pode ser usado. Quando for tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com um lenço ou com o cotovelo. É recomendado também evitar contato próximo com pessoas que estejam doentes. Além disso, é importante apostar no isolamento social, que consiste em ficar em casa e sair somente se realmente precisar. 

Caso você apresente os sintomas da doença, é importante se isolar também das pessoas que moram sob o mesmo teto que você. 

Importante

As informações aqui presentes são de domínio público na Internet, não nos responsabilizamos pelo mal uso das mesmas. Em caso de dúvidas consulte o serviço médico mais próximo para que possam lhe dar o tratamento adequado.

Conclusão

Bom pessoal, esperamos que as informações tenham ajudado na sua proteção contra esse vírus ok?

Sugestões e dúvidas podem deixar nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *