Cuidados com a visão – 5 dicas para manter a saúde dos olhos

Vive o dia olhando para telas e celulares? veja algumas dicas para cuidar dos olhos com sucesso.

No mundo atual, gastamos grande parte dos nossos dias olhando para telas de telefones celulares, notebooks e tvs. E com isso, nossa saúde ocular pode acabar bastante prejudicada. É por isso que no artigo de hoje, vamos falar sobre como você pode cuidar mais de sua saúde ocular. Acompanhe conosco.

Cuidados com a visão

Dicas de cuidados com a visão

É importante ter em mente, que as informações abaixo apresentadas são de domínio público na internet e não substituem de nenhuma forma uma consulta médica. Consulte sempre seu oftalmologista pois ele pode verificar problemas em seus olhos e até mesmo indicar o uso de lentes e óculos adequados ao tipo de problema que você possui.

1 – Invista em óculos e armações de qualidade

Se o seu oftalmologista lhe indicou o uso de lentes e óculos, não economize nesses itens, invista em armações e lentes de qualidade, pois é a saúde e sua qualidade de vida que está em jogo. Não utilize produtos genéricos como esses óculos properfocus por exemplo.

2 – Dê um repouso e não esqueça de piscar

Quando ficamos muito tempo olhando para o computador, trabalhando ou mesmo estudando,  é interessante dar pausas de pelo menos 5 minutos a cada uma hora. Uma coisa interessante é lembrar de piscar, pois esse ato é que lubrifica nossos olhos e impede a sensação de ardência.

3 – Não fique coçando os olhos

Você precisa ter em mente que somente o fato de levar as mãos sem higienizá-las até os olhos é o suficiente para causar inflamações e infecções, como a conjuntivite. Além disso, coçar os olhos pode causar lesões no globo ocular. Sendo assim, se sentir coçar, use lenço umedecido de forma suave e leve.

4 – Evite ficar ao sol por muito tempo

Especialistas alertam que a exposição prolongada ao sol, sem proteção, pode causar doenças oculares, como pterígio — o crescimento de um tecido na parte branca dos olhos que avança em direção à córnea, deixando os olhos vermelhos, irritados e com coceira.O excesso de sol pode ainda desencadear a catarata precoce, que pode levar a uma perda progressiva da visão, e à Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), uma lesão na mácula, que é a região central da retina — essa é uma doença irreversível e que pode levar à cegueira.

5 – Utilize colírios lubrificantes

Colírios lubrificantes podem te ajudar a manter a saúde dos olhos em dia. Em ambientes como piscinas, o problema é o cloro. Já nas praias, há risco de a areia atingir os olhos, e tanto um como o outro causam irritações. Para amenizar, a melhor medida é aplicar colírio lubrificante depois de deixar a praia ou a piscina. Converse com seu oftalmologista e peça que indique um colírio para essas situações.

Conclusão

Esperamos que as informações ajudem e que consigam com sucesso manter os cuidados com a visão e ter mais qualidade de vida.

Sugestões e dicas de novos artigos podem deixar nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *