Dicas Essenciais Para Cuidar da Saúde no Verão

Já estamos em dezembro, último mês do ano, e com ele vem a estação que muitos amam e outros odeiam – o verão.

cuidar da saude no verao

O verão começará no dia 21 de dezembro, segunda-feira, e terminará no dia 20 de março, no sábado. Ou seja, daqui alguns dias teremos pela frente meses de muito sol e calor – o que é ótimo para muitas pessoas, mas nem tanto para outras.

Sendo assim, pensando nas características dessa estação do ano, nós separamos no artigo de hoje dicas essenciais para cuidar da saúde no verão.

Portanto, se você quer saber tudo de mais importante a respeito deste assunto, continue acompanhando a leitura!

Cuidados essenciais com a saúde no verão

Hidratação

Beber água é algo fundamental para a nossa saúde e não deve apenas ser levado a sério durante o verão, mas em todas as estações do ano também.

Isso porque ela ajuda no funcionamento do nosso organismo, deixa a pele mais bonita, regula a nossa temperatura corporal e gera uma série de outros benefícios à nossa vida.

Por isso, carregue sempre com você uma garrafinha e a encha de água diariamente no bebedouro de mesa da sua casa ou do seu trabalho.

Especialistas ligados à área da saúde dizem que adultos devem beber pelo menos 2,5l de água por dia – e esse número pode ser ainda maior para quem transpira muito ou faz atividades físicas intensas (o que nos leva ao próximo tópico!).

Leia também: Importância da Vitamina D para Saúde

Atividades físicas e horários adequados

Assim como a água, a prática de atividades físicas é essencial não só durante o verão, mas em todas as estações do ano.

Isso porque, ao se exercitar você está gerando diversos benefícios para a sua saúde física e mental!

No entanto, diferente das outras estações, no verão é importante que você evite o sol entre às 10h e 17h quando for se exercitar. 

Isso porque, durante esse período, os raios solares são mais fortes e podem prejudicar a sua saúde, inclusive, podem causar câncer de pele.

Além disso, mesmo se você não treinar entre esses horários e estiver sol, não deixe de passar um protetor solar e de usar acessórios como boné e óculos de sol. 

Ainda neste tópico, você também pode utilizar cremes hidratantes para manter a pele saudável e mais tonificada.

Roupas

Tanto para fazer exercícios quanto para o dia a dia, é importante que durante o verão você opte por roupas de algodão ou de linho e que sejam mais leves e com cores claras.

Dessa forma, você não ficará “sofrendo” por conta do forte calor. Roupas pretas, marrons e com tonalidades mais escuras absorvem mais calor, por isso, evite-as durante o verão.

Alimentação e bebidas

frutas para consumir no verao

No verão, evite refeições pesadas, gordurosas e que sejam mais difíceis de digerir, afinal, ninguém quer sofrer com intoxicação alimentar, certo? 

Portanto, opte por frutas, saladas, verduras, vegetais, legumes e outros alimentos mais leves. Por exemplo, boas opções são laranjas, melancias, abacaxis, pêssegos, castanhas, amêndoas, peixes, carnes magras, lanches naturais, etc.

Além disso, evite ou reduza o consumo de refrigerantes e bebidas alcoólicas. Procure beber sucos naturais, água de coco, chás e, claro, água, como já dissemos anteriormente.

E uma dica importante: não pule refeições, mesmo que você não esteja com tanta fome por causa do calor. Caso contrário, você poderá ter tonturas, quedas na pressão arterial e falta de disposição. 

Ambientação

Tanto em casa quanto no trabalho, procure deixar os ambientes sempre arejados. Assim, você evitará que o local fique muito quente e abafado que, como sabemos, não é algo tão agradável. 

Sem contar que espaços assim, mais fechados, podem ser propagadores de doenças respiratórias e podem resultar em pressão baixa.

Portanto, deixe o ar circular, abra as janelas e utilize ventiladores e aparelhos como ar condicionado – este, desde que esteja funcionando bem e com as manutenções necessárias em dia, pois caso contrário poderá prejudicar a sua saúde também.

Considerações finais

Com as dicas dadas ao longo deste artigo você estará muito mais preparado (a) para aproveitar o verão sem grandes preocupações. 

Agora conte para a gente, você é do time que ama essa estação do ano e não vê a hora dela chegar ou você é do time que odeia todo este calor?

Deixe um comentário