Dicas para consumir suplementos ideias para sua atividade física

As atividades físicas fazem muito bem a saúde. Aliás, alguns treinos deixam seu corpo sarado e musculoso. Para ver resultados com mais rapidez, alguns atletas usam suplementos alimentares.

Há produtos que oferecem efeitos como emagrecimento, ganho de força, aumento de energia, disposição e assim por diante. No entanto, determinados suplementos são melhores que outros para algumas atividades.

O mercado atual de produtos para atletas é enorme. Vários produtos são lançados todos os meses. Dessa forma, escolher os certos para você é um desafio e tanto. Por isso resolvemos explicar alguns detalhes dos suplementos mais famosos.

Boa leitura!

suplemento para atividade fisica

1. Whey Protein

O Whey Protein talvez seja o suplemento alimentar mais conhecido de todo o mercado. Existem milhares de marcas de Whey por aí, além de 3 tipos desse produto. Veja quais são eles:

  1. Whey concentrado: Passa por menos processos de produção, fazendo com que tenha muitos outros nutrientes além do Whey.
  2. Isolado: Os processos de produção são rigorosos e garantem uma ótima qualidade do produto. Dessa forma, você consome muito mais proteínas ao fazer uso desse suplemento.
  3. Hidrolisado: O Whey hidrolisado permite que as proteínas sejam absorvidas por seu corpo com facilidade. Nesse sentido, é a melhor opção para quem quer resultados rápidos.

Os suplementos de Whey Protein são extraídos diretamente do leite de vaca. Ao fazer uso desse produto, seus músculos terão mais nutrientes para realizar a manutenção muscular. Dessa forma, eles ficam aptos a novas sessões de treino rapidamente, assim como aumenta a massa conquistada por treino.

Algumas pesquisas apontam que o horário de consumo do Whey não faz diferença. Porém, vários atletas escolhem o pós-treino para o consumo. A ideia é deixar os nutrientes disponíveis próximo ao momento de uso.

2. Suplementos de Creatina

A creatina tem efeito comprovado na performance dos atletas. Ela permite treinos intensos pois libera mais energia para os músculos. No entanto, existe um limite diário de consumo, onde o excedente acaba sendo descartado.

Além disso, a creatina força o fígado e os rins. Portanto, não é aconselhável fazer uso de maneira indiscriminada. Consulte um profissional da saúde para obter orientações.

Embora pareça que a creatina aumente os músculos quando usada, isso é apenas uma questão de percepção. Na verdade, esse suplemento dá mais energia para os músculos, o que acarreta em possibilidade de maior esforço por parte do atleta. É comum aumentar a carga dos treinos quando se usa creatina.

Assim como o Whey, não faz muita diferença o momento no qual o suplemento é consumido. Ele fica circulando pelo organismo até ser usado. Dessa forma, fique atento às recomendações de consumo do suplemento.

3. Suplementos de Cafeína

Os suplementos de cafeínas são ótimos para o pré-treino. Aliás, a função da cafeína é ativar o sistema nervoso central e te manter animado para o treino. Dessa forma, ela permite um bom rendimento no treino mesmo após um dia cansativo.

A cafeína deve ser usada com cautela. Ao contrário da maioria dos suplementos, ela tem uma forte dependência com a hora de consumo. Afinal, de que adianta usar cafeína 3 horas antes do treino?

Um ponto importante a ser destacado é o perigo de usar suplemento de cafeína antes de dormir. De fato, com certeza você terá muitos problemas na hora de ir para a cama. Além disso, a qualidade do seu sono pode cair bastante também.

O ideal é encerrar o treino cerca de 2 horas antes de ir se deitar. Até mesmo o aumento do metabolismo provocado pelo treino pode atrapalhar o sono.

4. BCAA

Alguns atletas mais avançados morrem de medo do famoso catabolismo muscular. Em resumo, a energia do corpo é completamente absorvida e, para continuar o esforço, o organismo queima músculos para ganhar energia.

Como você pode imaginar, isso resulta em um balanço entre os ganhos e as perdas, tornando o treino sem sentido.

O BCAA evita justamente esse efeito. As proteínas de cadeia ramificada impedem o uso dos músculos como suprimento de energia, algo bastante comum em atividades intensas.

Além disso, o BCAA também colabora no pós-treino, o qual ajuda no ganho de massa magra — o mesmo efeito que o Whey. Por essas e outras razões o BCAA deve constar na sua prateleira.

5. Termogênicos

Realizar atividades física, por si só, já garante a redução de peso e melhora a saúde. A principal razão disso se dá pelo aumento do metabolismo.

No entanto, esse aumento também pode acontecer pelo uso de produtos para atletas. Nesse caso, os termogênicos são os indicados para quem quer perder peso e/ou render mais nas atividades físicas.

O termogênico mais famoso é a cafeína — falamos um pouquinho dela na dica 3. Porém, produtos contendo pimenta, canela e gengibre também exercem efeitos termogênicos poderosos.

Lembre-se de consultar um especialista antes de fazer uso de suplementos. Aliás, uma dieta voltada para seu objetivo pode ser suficiente para você.

Bons treinos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *