PLANO DE SAÚDE BARATO: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

A procura por um plano de saúde particular é algo muito significativa, visto que a precariedade do Sistema Único de Saúde, apesar da grande importância e de ser um modelo para o mundo, é inquestionável. Filas de espera, demora no atendimento, falta de médicos suficientes no plantão para atender toda a demanda de pacientes (o que leva a um esgotamento dos poucos médicos presentes e, por conseguinte, na redução da qualidade de atendimento de cada paciente) e ausência de infraestrutura médico-hospitalar, são algumas situações problemáticas enfrentadas pelo SUS. 

Nesse sentido, uma boa estratégia de fuga para a dependência, exclusiva, do SUS é contratar um bom plano de saúde particular, o qual oferece uma maior segurança e uma maior qualidade de vida, levando em consideração que, os problemas supracitados, são quase inexistentes na rede de saúde privada. 

No entanto, pagar um plano de saúde, muitas vezes, pode ir além das reais condições financeiras de um indivíduo ou de uma família. Portanto, é imprescindível buscar aquela operadora, entre os milhares que oferecem planos de saúde, que melhor atende as necessidades individuais de cada um. 

Mas, afinal de contas, como conseguir um plano de saúde barato? Reduzindo gastos e custos de serviços oferecidos nesse plano, os quais não serão utilizados por você!

4 DICAS PARA CONSEGUIR UM PLANO DE SAÚDE BARATO

plano de saude barato

  • COPARTICIPAÇÃO 

Para quem busca a redução de custos com o plano de saúde, optar por aqueles que oferecem a coparticipação é uma boa solução, pois a fatura pode chegar até a 30% de redução, haja vista, que o indivíduo precisa contribuir com uma parte no valor da consulta, do exame, etc., com isso, o indivíduo só irá ter esse gasto a mais se precisar. 

Exemplo: se uma consulta, em uma clínica particular, custar R$100,00, o beneficiário deve contribuir com R$20,00, se a coparticipação estabelecida foi de 20%.

  • ÁREA DE COBERTURA

Ao escolher um plano de saúde, você pode escolher a área de abrangência, sendo evidente que, planos de saúde de cobertura nacional e internacional, terão valores mais altos. Caso você ou sua família não precise de uma maior abrangência, o ideal é escolher um plano de saúde que oferece somente cobertura regional, visto ser mais barata. 

  • ACOMODAÇÃO

Você pode escolher por dois tipos de acomodação. A primeira é chamada de acomodação enfermaria (caso você precise de internação, por exemplo, você pode compartilhar o quarto com até três pessoas) e, a segunda, é chamada de acomodação apartamento (somente você fica no quarto). O último encarece o valor do plano de saúde! 

  • TIPOS DE COBERTURA

  • COBERTURA AMBULATORIAL:   apenas consultas, exames e terapias;
  • COBERTURA HOSPITALAR COM OU SEM OBSTETRÍCIA:   apenas internações em hospitais (com/sem direito a parto);
  • COBERTURA AMBULATORIAL + HOSPITALAR COM OU SEM OBSTETRÍCIA: as duas acima juntas;
  • COBERTURA ODONTOLÓGICA: apenas assistência odontológica;
  • REFERÊNCIA: cobertura total.

Durante o processo de escolha, analise as seguintes questões: 

  1. Vou incluir algum dependente (companheiro, filhos, pais, etc.)? 
  2. Qual tipo de cobertura preciso? Viajo muito? Tenho parentes fora do estado ou país? 
  3. Vou muito ao médico? Qual tipo de atendimento eu mais preciso? 
  4. Quais médicos, clínicas, laboratórios e hospitais são mais pertos da minha casa ou do meu trabalho? 
  5. Qual é o percentual de reajuste anual ou de faixa etária de certa operadora? 
  6. Alguém da minha família possui histórico de doença específica? 

Entre outras. 

CONCLUSÃO

Existem algumas formas de reduzir custos, cortando alguns tipos serviços, os quais o indivíduo não vai utilizar. Diante disso, é possibilitado deixar o plano de saúde mais confortável no aspecto financeiro. Cada pessoa ou grupo familiar possui uma realidade diferente, por isso, é importante adaptar o plano de saúde de acordo com suas necessidades específicas. Caso precise, procure ajuda de um corretor especializado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *