Plano de Saúde Familiar

Você cuida da saúde da sua família? Bem, é possível que você cuide na medida que pode, levando-a a médicos quando necessita e comprando remédios, mas isso nem sempre é o suficiente. Às vezes, os membros da família precisam de um atendimento excepcional e rápido, e muitas vezes isso não é conseguido com o Sistema Único de Saúde, o famoso SUS. Neste artigo, você vai saber mais sobre o Plano de Saúde Familiar, que é o serviço ideal para quem precisa cuidar da família.

 Plano de Saúde Familiar

Plano de Saúde Familiar

Como você já deve ter percebido no começo deste artigo, o Plano de Saúde Familiar é indicado para famílias. Se você não planeja incluir ninguém como dependente do seu plano de saúde, o ideal é adquirir o individual, pois só você vai usar. Entretanto, se você quer acrescentar dependentes com determinado grau de parentesco, o ideal é adquirir o Plano de Saúde Familiar, até porque sairá mais barato. É uma espécie de pacote para a família toda. Consulte depois a operadora para saber quem você pode incluir.

 Qual é o valor do Plano de Saúde Familiar?

O valor para esse tipo de serviço pode variar por diversos motivos. Por exemplo, vai depender da acomodação e a obstetrícia. A acomodação se refere ao lugar onde você ficará internado se precisar. Poderá ser em uma enfermaria, com muitos pacientes no mesmo quarto, ou em um apartamento, onde não haverá mais que dois pacientes. Outras vantagens de ficar internado num apartamento incluem banheiro privativo e pode haver uma televisão.

A obstetrícia se refere à cobertura de partos. São sugeridas, por exemplo, às mulheres jovens que planejam ter filhos, mas não é comercializada para homens, pois não podem engravidar e seria um dinheiro que não traria nenhum retorno. Antes de contratar o Plano de Saúde Familiar, você precisa se perguntar quais são as necessidades de todos, pois geralmente o plano do titular é o mesmo do dos dependentes.

 O que esse plano pode oferecer?

Basicamente, todas as operadoras de planos de saúde oferecem várias opções de planos para serem contratados. Há por exemplo o plano básico, que engloba os procedimentos exigidos pela ANS, que são as consultas médicas de diversas especialidades, exames de laboratório clínicos de baixa e média complexidade, atendimento de urgência e emergência e internações e cirurgias apenas para fins médicos. Os planos de saúde intermediários incluem serviços adicionais, e os completos englobam praticamente tudo, inclusive procedimentos estéticos. Obviamente, são mais caros.

Você também deve prestar atenção para o tipo de cobertura do plano escolhido. Para não pagar por um serviço que não vai utilizar, deve se perguntar se precisará ser atendido em outra cidade, outro estado ou até mesmo fora do Brasil. Só depois disso é indicado que contrate o plano.

Ainda há a possibilidade de a operadora de serviços a ser contratada oferecer serviços adicionais, como por exemplo atendimento domiciliar, remoção por ambulância ou por meio aéreo, rede específica de laboratórios, programas de prevenção à saúde e até seguro-desemprego que cobre as mensalidades do plano.

Além dos procedimentos inclusos no plano, é muito comum as operadoras ofertarem serviços adicionais que podem ser combinados a eles. Esses adicionais variam muito, mas não é incomum vermos atendimento em uma rede específica de laboratórios, remoção por ambulância ou aérea, atendimento domiciliar, programas de prevenção à saúde e até mesmo um seguro desemprego que cobre as mensalidades do plano.

 E a carência para atendimento? Do que se trata?

A carência para o atendimento é o tempo que a pessoa precisará esperar para usar determinados serviços contratados. Isso significa que a operadora do plano de saúde precisa de algum tempo — que pode variar — para se adaptar ao plano contratado pelo cliente, de modo que ele só poderá utilizar alguns serviços contratados depois disso.

O prazo de carência vai de 24 horas, como é o caso para atendimento de urgência e emergência, até 24 meses, como para o caso de doenças preexistentes. Para saber sobre o prazo de carência da operadora cujos serviços você quer contratar, você deve se comunicar com ela.

Um comentário em “Plano de Saúde Familiar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *