Quanto tempo dura em média o uso de aparelho nos dentes

Procurando tratamento rápido, discreto, confortável e com ótimo custo-benefício de alinhamento dentário? Então você já sabe que o aparelho autoligado é para você! Este aparelho é um dos mais modernos existentes, pois permite resultados impressionantes com uma série de benefícios, em especial, o tempo reduzido. 

Mas afinal, qual é a média de tempo de tratamento dentário com o aparelho autoligado?

Aparelho Ortodontico

Conheça o aparelho autoligado 

O aparelho convencional, conhecido por chamar atenção por conta dos braquetes metálicos e borrachinhas coloridas, não estava atendendo às necessidades modernas de tratamento discreto e rápido. Além disso, havia muito trabalho com extração de dentes com objetivo de facilitar a movimentação. Sem falar da higiene bucal, que era dificultada por conta das borrachinhas, facilitando cáries, tártaro e gengivite. 

O aparelho autoligado não possui as borrachinhas e essa característica é determinante para todas as vantagens. O fio usado é termoativado e, pelo constante calor da boca, fica ativo por mais tempo, potencializando a movimentação. É sustentado por uma canaleta em cada braquete e preso por travas, que realizam ainda mais força. 

A ausência da borrachinha causa insegurança em algumas pessoas, mas é o que diminui o atrito entre o braquete e o fio e torna o tratamento mais confortável. Isso, porque o ortodontista poderá aplicar menos força para a movimentação. 

Outro ponto positivo é a higiene facilitada. O principal ponto de acúmulo de bactérias é nas ligaduras elásticas (borrachinha) e com a ausência dela, além de eliminar um dos focos de germes, é possível melhorar a escovação e evitar cáries, gengivite e halitose. 

Alguns deles são transparentes, o que ajuda a tornar o tratamento praticamente imperceptível, já que toda a estrutura é discreta. 

Qual é o tempo de tratamento do aparelho autoligável?

Os aparelhos convencionais possuem tempo médio de 30 meses de tratamento. O autoligado, por outro lado, prevê a resolução de más oclusões complexas em até 24 meses. Parando para olhar somente número, pode parecer pouca diferença, mas não é. 

Esse tempo de 30 meses pode se prolongar por muitos e muitos anos. Existem pessoas que já ficaram oito anos com o aparelho comum e não tiveram o resultado esperado. 

O tratamento com autoligado não só oferece muitas vantagens, mas também tem estimativa de tratamento entre 12 e 24 meses. O tempo só pode ser confirmado com avaliação de um especialista, pois depende se haverá a necessidade de extração de dentes, se a má oclusão é grave e o estado de saúde geral do paciente. 

A higiene também está diretamente ligada ao tratamento, pois uma saúde bucal ruim pode afetar o tempo de tratamento. A placa bacteriana dificulta a movimentação, por isso recomenda-se um excelente cuidado diário, incluindo escovação, uso de fio dental e enxaguante. 

Para saber com precisão o tempo de tratamento em cada caso, a consulta com um especialista é necessária.

Quem são os principais beneficiados do tratamento com aparelho ortodôntico autoligado?

Pessoas com: dentes apinhados, mordida aberta, mordida profunda, mordida cruzada, mordida topo a topo, mandíbula desalinhada e pessoas com demais problemas de má oclusão.

Caso o tratamento não seja realizado, entre as consequências estão o desenvolvimento de problemas faciais e nas articulações, além de fala, respiração e mastigação comprometidas. 

Quais são as principais recomendações de um tratamento com aparelho autoligado?

Não faltar às consultas com o ortodontista é uma das recomendações mais importantes para quem vai iniciar ou já iniciou tratamento com aparelho ortodôntico autoligado. A parte boa é que nessa opção o número de consultas é, em média, 14. Portanto, basta colocar na agenda e se programar para não faltar ao compromisso. 

Outros pontos importantes são: boa alimentação, fundamental não somente para o tratamento, mas também para manter a saúde geral; e escovação adequada com produtos específicos e uso de escova interdental diariamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *