Sinusite: sintomas, o que é, remédios, tratamento

A sinusite, também conhecida como sinusopatia, é uma inflamação dos seios paranasais na mucosa da face, região das cavidades ósseas em volta do nariz, maçãs do rosto e nos olhos. Entre os sintomas da sinusite, estão inclusos a dor de cabeça, o corrimento nasal e o rosto inchado. É por isso que as pessoas que sofrem com sinusite sentem agonia nas regiões citadas; tudo isso se deve à inflamação. Você agora já sabe o que é a sinusite, e neste artigo vai saber dos remédios e tratamento, além de saber mais dos sintomas.

 Sinusite

Sinusite

A sinusite pode ser dividia em quatro tipos, que são: a sinusite ajuda, que dura até menos de 4 semanas; sinusite subaguda, que dura entre 4 e 12 semanas; sinusite crônica, que dura mais que 12 semanas e sinusite recorrente, que é quando há 4 ou mais episódios de sinusite no ano.

Sintomas da sinusite

Quem sofre de sinusite, sabe do que vamos falar aqui agora. O primeiro sintoma é a obstrução nasal ou secreção nasal. É uma sensação de aprisionamento e pressão que também pode vir acompanhada de dor e de redução ou perda do olfato. A pessoa também pode sentir dor de ouvido, dores no maxilar superior e dentes, tosse — que costuma piorar à noite —, garganta inflamada, halitose, fadiga ou irritabilidade e náusea.

Tratamento

Você deve procurar um otorrinolaringologista para fazer sua avaliação e iniciar o tratamento. Você pode procurar esse médico se tem quadros de sinusite aguda constante que não respondem ao tratamento, se tem sintomas de sinusite que duram mais de sete dias ou se seus sintomas não melhoram depois de consultar um médico.

Confira as indicações de Otorrinos:

O diagnóstico da sinusite aguda geralmente é feito com os relatos do paciente e o exame físico, que inclui exame dos tecidos nasais. O médico ainda pode solicitar uma tomografia computadorizada para confirmar o quadro. Se a sinusite é crônica, o médico examinará os seios nasais, olhos, ouvidos, garganta e nariz, e ainda pode pedir exames de sangue, culturas e/ou biópsias.

Entre os exames que o médico pode pedir, estão os seguintes:

  • Endoscopia nasal: é introduzido pelo nariz um tubo fino e flexível chamado de endoscópio com uma luz de fibra óptica na ponta. Ele faz com que o médico possa inspecionar visualmente o interior dos seios nasais.
  • Exames de imagem: são tomografias computadorizadas que mostram detalhes dos seios e da área nasal. Conseguem detectar problemas que muitas vezes um endoscópio não consegue. Podem indicar a necessidade de cirurgia.
  • Culturas nasais: no caso de condição que não responde ao tratamento, as culturas nasais podem ajudar a identificar a causa, como bactérias ou fungos.
  • Testes de alergia: alérgenos podem ser responsáveis pela alergia, e os testes de alergia são indicados se o médico suspeitar que a alergia é a causa da sinusite.

A sinusite tem cura! Isso mesmo. O tratamento pode incluir solução salina, corticoides nasais e ainda outros medicamentos. Para fazer a solução salina, você precisa misturar uma colher de chá de sal em um litro de água, e então pingar a solução nas narinas, pois isso ajuda a dissolver as secreções nasais.

Os corticoides nasais consistem em sprays para o nariz que ajudam a prevenir e tratar a inflamação, como a fluticasona, triamcinolona e outros.

 Remédios caseiros

Entre os remédios caseiros para tratar a sinusite, encontram-se destacados:

  • Inalação de tomilho;
  • Cataplasma de cebola;
  • Infusão de eucalipto;
  • Xarope de eucalipto;
  • Suco de espinafre com hortelã.

 Fármacos

Os fármacos também são amplamente utilizados, e alguns deles são eficazes para tratar a sinusite. Você pode usar, por exemplo:

  • Amoxicilina;
  • Azitromicina;
  • Clavulin;
  •  Nasonex;
  • Paracetamol + Cafeína;
  • Outros.

Todo tratamento que você for fazer deve ter o conhecimento do seu médico, pois a automedicação é potencialmente perigosa. Espero que este artigo tenha lhe ajudado. Obrigado por ler até aqui e até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *