Sistema Cardiovascular: Como funciona?

Você sabia que a principal função do sistema cardiovascular é levar nutrientes e oxigênio para as células, além de retirar os resíduos do metabolismo celular? Neste artigo, você vai conhecer como funciona o sistema cardiovascular. Se você se interessa por esse assunto, este artigo é um prato cheio para você. Acompanhe.

 Sistema Cardiovascular

Sistema Cardiovascular

Anatomia

Para saber como o sistema cardiovascular funciona, é preciso saber a anatomia dele. Primeiramente, você precisa saber que o coração é um músculo oco que funciona como uma bomba, e está dividido em quatro câmaras.

Átrios: é pelos átrios que o sangue chega no coração. Ele vem do pulmão através do átrio esquerdo e vem do corpo através do átrio direito. Ventrículos: é pelos ventrículos que o sangue deixa o coração. Ele vai para o pulmão saindo do ventrículo direito e vai para o coração saindo do ventrículo esquerdo.

 Uma corrida que não para

É o lado direito do coração que vai receber o sangue rico em gás carbônico e levar para os pulmões, onde receberá oxigênio. Depois disso, o sangue vai para o átrio esquerdo e então para o ventrículo esquerdo, de onde sai a chamada artéria aorta. De lá, o sangue rico em oxigênio e nutrientes é levado para o corpo todo.

Mas o sangue não se perde? Não, pois o coração possui quatro válvulas que garantem que o sangue flua em apenas uma direção. Abaixo, você encontra a estrutura do sistema de artérias e afins:

As artérias são fortes e flexíveis, transportam o sangue do coração e são capazes de aguentar pressão sanguínea elevada. Tem também as artérias menores e arteríolas, que ajustam seu diâmetro para aumentar ou diminuir o fluxo sanguíneo em certa parte do corpo. Os capilares são os vasos sanguíneos pequenos e de paredes muito finas, que atuam como ponte entre as artérias. São responsáveis por permitir que o sangue passe com o oxigênio e os nutrientes para os tecidos. E há as veias, que levam o sangue de volta ao coração.

Essa corrida não para enquanto o coração não para de bater.

Fisiologia

A fisiologia do sistema cardiovascular está dividida em duas partes. A primeira delas é a circulação pulmonar ou pequena circulação, que leva o sangue do coração aos pulmões e dos pulmões, de volta ao coração. Há também a circulação sistêmica ou grande circulação, a qual leva o sangue do coração para os tecidos através da artéria aorta.

Entre as etapas que compõem a fisiologia do sistema cardiovascular, estão as seguintes:

1.     O sangue vem do corpo pobre em oxigênio e rico em gás carbônico e flui pelas veias cavas até o átrio direito;

2.     Quando enche, o átrio direito manda o sangue para o ventrículo direito;

3.     Quando o mesmo enche, ele bombeia o sangue pela válvula pulmonar até as artérias pulmonares, as quais vão suprir esse órgão;

4.     Nos pulmões, o sangue vai fluir para os capilares — que já citamos neste artigo —, absorvendo o gás oxigênio e eliminando o gás carbônico;

5.     O sangue rico em oxigênio é levado pelas veias pulmonares até o átrio esquerdo do coração;

6.     Quando enche, o átrio esquerdo vai mandar o sangue rico em oxigênio até o ventrículo esquerdo;

7.     Quando o mesmo se enche, ele bombeira o sangue pela válvula aórtica até a aorta;

8.     O sangue rico em oxigênio então vai irrigar o organismo inteiro, com exceção dos pulmões.

Principais doenças que afetam o sistema cardiovascular

O sistema cardiovascular de um indivíduo pode ser afetado por diversas doenças diferentes, e é importante saber diferenciá-las para obter um rápido diagnóstico e procurar ajuda. A angina de peito é uma dor forte nessa no peito que acontece ao realizar esforços, mas que alivia com o repouso. Tem muitas outras doenças, como a insuficiência cardíaca e a arritmia cardíaca.

 Caso esteja curioso sobre esse e outros assuntos, você pode procurar por nossos artigos. Obrigado por ler até aqui e até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *